Plano de saúde e seguro saúde: qual a diferença?
Uma das principais diferenças entre o seguro saúde e o plano de saúde é a abrangência dos atendimentos. Enquanto o seguro não tem uma rede credenciada, permitindo que os pacientes escolham os profissionais ou instituições, o plano de saúde oferece uma rede delimitada.
Apesar disso, alguns planos de saúde ainda permitem que seus beneficiários tenham direito a reembolso em atendimentos fora da rede credenciada. No entanto, não são todas as operadoras de saúde que oferecem essa opção.
Outra diferença é o valor cobrado nas modalidades da assistência médica. O plano possui uma mensalidade, que é paga independente se o beneficiário usa os serviços ou não. Já o seguro costuma ter uma mensalidade mais barata, ao mesmo tempo em que reembolsa o paciente a cada serviço utilizado.
Quais as semelhanças entre as duas modalidades?
Assim como existem diferenças, também há semelhanças entre o seguro e o plano de saúde.
As duas modalidades são regulamentadas pela ANS, a Agência Nacional de Saúde Suplementar, que é a agência reguladora e responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil.
Além disso, ambas são regidas pela Lei nº 9.656/98 e oferecem uma assistência médica ao beneficiário e segurado, diferenciando-se no pagamento. Neste caso, as coberturas obrigatórias são as mesmas, assim como os limites para prazos de carência, entre outras características presentes na lei.